Quelho Contemporary Jewelery
Quelho é uma marca portuguesa de joalharia contemporânea matriculada na INCM desde 1995.
Arlindo Quelho, artífice, desenha e constrói protótipos no seu atelier em Lisboa.
O seu estilo define-se em linhas e formas suaves de uma construção robusta. Utiliza a prata 925%, as peças têm um acabamento polido com rodas de algodão, o processo de fabrico é artesanal.
A comercialização destes produtos é feito no mercado de Lisboa.
Arlindo Quelho
Ao completar 20 anos, Madrid foi o meu destino para aprender a fabricar joias. Frequentei uma oficina onde se produziam protótipos de joalharia contemporânea, na companhia de meia dúzia de bons oficiais de joalharia.
Durante seis anos, entre 1987 e 1993, aprendi e desenvolvi várias técnicas: cinzelar, gravação manual de moldes em aço, modelagem em chapa de alpaca com soldaduras produzidas artesanalmente, acabamentos como o polido e várias patines. Todas as partes das peças eram feitas no atelier, incluindo as molas e fechos.
Esta oficina, tal como a minha atual, era composta por mesas clássicas de joalharia, maçaricos, motores de polir e de uso manual de brocas, alicates, martelos, limas e serras.
Tive a oportunidade de enriquecer a minha formação sobre desenho, moda e pintura. Em Madrid viviam-se tempos aúreos nas artes plásticas, havia muitas exposições no bairro de Salamanca onde residia. Visitava regularmente o Palácio de Cristal que exibia coleções de vestuário, pintura e escultura, bem como o ”Rainha Sofia“, Museu de Arte Contemporânea em Madrid, o qual gostava muito e me serviu de inspiração. Tive também a oportunidade de conviver com artistas conceituados de Madrid. Por essa altura, fiz algumas viagens de trabalho para Milão, Nova York e Bangkok que me permitiram alargar ainda mais o meu lado artístico.
Toda esta minha vivência me reforçou a ideia de voltar a Lisboa e fabricar as minhas próprias peças, com todas as técnicas já aprendidas sobre fabrico de coleções de joias.
Em 1993, solicitei o punção á Casa da Moeda, e desde aí fabrico no meu atelier e comercializo em Lisboa.
Evidencio o meu estilo técnico em linhas suaves de construção sólida.
Cuidar a peça “Quelho”
MANTER
- A limpeza usual deve ser feita com panos 100% algodão e álcool
- Deve limpar a peça após o uso
- Evitar o contacto com corrosivos e abrasivos
LIMPAR
- Ferver água, adicionar qb amoníaco e sabão azul
- Escovar
- (a nossa oficina pode prestar este serviço)
GUARDAR
- Use locais secos e resguarde a peça em algodão ou papel em recipiente fechado
ARRANJAR OU MODIFICAR
- No caso de pretender realizar qualquer tipo de alteração, como de medida ou arranjos contacte a nossa oficina